ll SIMPÓSIO DE ONCOLOGIA CUTÂNEA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA

 

Em novembro, foi realizado o II Simpósio de Oncologia Cutânea da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

A finalidade deste Simpósio é atualizar dermatologistas e especialidades afins, nos avanços da Oncologia Cutânea.

Os avanços são muitos e cabe destacar alguns:

 

                                                                         INTELIGENCIA ARTIFICIAL (IA):

 

Recursos de inteligência IA, por incrível que pareça, podem ser usados para otimizar a Cirurgia Dermatológica, especialmente no Câncer de Pele.

O mais conhecido é o ChatGPT, porém o que mais se destaca nesta área é o ReconGPT, um auxiliar na tomada de decisões relacionado a reconstruções cirúrgicas após a retirada dos tumores.

Através da ferramenta “Machine Learning” + “processamento de linguagem natural” o programa analisa dados clínicos e sugere abordagens de reconstrução da ferida cirúrgica caso a caso, considerando: tamanho, localização e complexidade da lesão.

Uma excelente ferramenta no suporte de decisões do cirurgião da pele.

Ainda em fase de validação este programa pode ajudar a verificar as margens histológicas do tumor (conferir se foi totalmente extirpado).

Fonte: Journal of the American Academy of Dermatology. 2024 August 31.

 

 

                                                NOVAS DROGAS E TERAPIAS para tratamento do Câncer

 

Novas drogas para tratamento de Melanoma e formas avançadas de outros tumores como Carcinoma Basocelular e Carcinoma Espinocelular forma apresentadas, tanto para “terapia alvo”, onde a droga atua através de Engenharia Genética, como para “Imunobiológicos”, drogas que auxiliam nossa resposta imunológica no combate ao Câncer. Destacam-se algumas novidades.

 

                                                                                   TERAPIA “TIL”:

 

A terapia de células T infiltrantes (TIL: Tumor-Infiltrating Lymphocyte therapy”) é um tratamento contra o câncer, que utiliza as células T  (linfócitos) do próprio paciente, que é portador de câncer,  para combater a doença.

O processo de TIL therapy é o seguinte:

  • Coleta: As células T são obtidas por meio de uma biópsia ou cirurgia do tumor, onde já existem linfócitos T com mémoria contra a célula tumoral.
  • Ativação e expansão: As células T são estimuladas e multiplicadas em laboratório com a adição de citocinas ou anticorpos, formando “bilhões” de células ativadas contra o tumor.
  • Infusão: As células T são infundidas no paciente por via intravenosa.

Fonte: Clin Cancer Res. 2022 Dec 9;29(10):1835–1854

 

                                                                                TERAPIA “T VEC”:

 

Talimogene laherparepvec (T-VEC) é um medicamento de prescrição usado para tratar melanoma avançado:

Como funciona

T-VEC é um vírus herpes simplex tipo 1 geneticamente modificado (HSV-1) que é injetado diretamente no tumor.

O vírus se replica dentro do tumor, causando sua explosão e acionando o sistema imunológico do corpo para reconhecer as células tumorais.

Pode ser usado com outras drogas antitumorais, especialmente os Imunobiológicos para potencializar os resultados terapêuticos.

Muitas vezes, estas terapias são confundidas como uma “vacina” anticâncer, porém na verdade são criadas como uma vacina para serem usadas como tratamento e não prevenção.

A combinação de diversas drogas, aos tratamentos cirúrgicos e radioterápicos aumentam a sobrevida, períodos de remissão da doença e até resposta total ao tratamento (cura); comparado à resultados que tínhamos em um passado recente.

Fonte: Cancers (Basel). 2021 Mar 18;13(6):1383

 

                                                                                        IMAGEM

 

Recursos de estudo da pele por imagem aumentam a acurácia no diagnóstico e tratamento do câncer da pele:

Microscopia Confocal “EX VIVO”: é uma avaliação à laser de tumores removidos cirurgicamente a fim de conferir se as margens tumorais estão livres de tumor em tempo real.

Uma técnica que acelera muito o tempo cirúrgico na cirurgia de com controle de margens.

Fonte: Giovanni Pelacanni in Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica 2024

 

Ultrassonografia de alta frequência: o ultrassom de alta frequência vem demonstrando grande utilidade na avaliação de tumores cutâneos, sendo um exame de imagem não invasivo (sem utilização de contrastes injetáveis), de menor custo, rápido e com melhor resolução  que a Tomografia e Ressonância Magnética (exclusivamente na avaliação cutânea). Tive a oportunidade de proferir palestra sobre o tema.

Fonte: Wortsman—Advances in Dermatologic Ultrasound J Ultrasound Med 2022; 9999:1–25

 

Muitas outras atualizações foram assuntos de aprendizado e discussão, atualizando e proporcionando ao Dermatologista uma melhor abordagem no tratamento do Câncer da Pele.

Fiquei pessoalmente motivado com o Segundo Simpósio e sua permanência no calendário da Sociedade Brasileira de Dermatologia, pois tive a honrar de ser o Coordenador da primeira Edição deste Simpósio na cidade de Belo Horizonte, quando então o amigo Gabriel Gontijo Presidia a Sociedade brasileira de Dermatologia.

 

Clinica Tovo Dermatologia dr Tovo LUIS FERNANDO TOVO Telefone dr Tovo:  32530319 ou  995331300

 

cancer da pele tovo
luis tovo melanoma
luis tovo melanoma