• Este evento em Paris reuniu diferentes especialistas da área da Dermatologia, Oncologia e Cirurgia Oncológica. Foram discutidos avanços no tratamento do Câncer da Pele, o de maior incidência no Mundo, as suas formas mais frequentes: melanoma (o mais agressivo), carcinoma basocelular (mais frequente) e ou carcinoma espinocelular (segundo mais frequente), tumores raros como Carcinoma de Células de Merckel e Linfomas também foram abordados.

  • Os avanços na imunoterapia para melanoma (conhecida como “Imune Checkpoints” e motivo do último prêmio Nobel em Medicina), onde as novas drogas reforçam nossa imunidade promovendo a cura ou expressiva melhora em tumores letais como o melanomas, ou formas bastante agressivas como o Carcinoma Espinocelular.

Neste último foi apresentado pelo Prof. Axel Hauschild da Universidadde de Kihel na Alemanha, uma nova droga o CEMIPLIMAB (já aprovado para uso no Brasil, a ser em breve disponibilizada) que promove melhoras expressivas em tumores onde antes a cirurgia, quimioterapia e radioterapia não eram efetivas. Uma nova droga para o tratamento tópico (pomada) de Linfoma Cutâneo foi apresentada.

  • Também o tratamento através da Engenharia Genética do Carcinoma Basocelular (droga: VISMODEGIB), seja por medicação sistêmica (via oral) ou tópica (novidade ainda não disponível no Brasil) tiveram seus resultados de pesquisas apresentados.

A grande maioria dos Carcinomas Basocelulares são tratados cirurgicamente de forma ambulatorial, porém formas agressivas e recidivantes terão sua abordagem otimizada por esta nova opção terapêutica.

  • O Linfoma Cutâneo, tem agora uma opção de tratamento. Esta doença com poucas opções terapêuticas tem no CLORMETINA uma alternativa de tratamento minimamente invasivo, na forma tópica. Esta nova droga está em fase de regulamentação no Brasil e deverá estar disponível em um futuro próximo.

  • É importante lembrar que Paris é um destino inesquecível. O Congresso foi realizado em um prédio Histórico “La Maison de La Chimie”, palco de momentos importantes da história francesa. Paris esbanjava cores e charme na primavera, andar pelas ruas e desfrutar a culinária francesa dispensa maiores comentários. No último dia tivemos a oportunidade de acompanhar uma competição de carros da fórmula E (elétricos) dentro do bairro Les Invalides.