ESTRIAS NA PELE | PREVENÇÃO E TRATAMENTOS

O QUE SÃO ESTRIAS?

Estrias são uma atrofia da pele decorrente da ruptura de fibras elásticas e colágenas. Inicialmente são róseas ou avermelhadas e evoluem para um quadro definitivo na cor mais esbranquiçada, como uma cicatriz linear.

COMO AS ESTRIAS APARECEM?

Geralmente são decorrentes de uma distensão mecânica na pele por crescimento abrupto (na adolescência), ganho de peso, gravidez, exercícios de musculação excessivos, ou até a utilização de próteses mamárias.

EXISTE TRATAMENTO PARA ESTRIAS?

Para o tratamento das estrias, o ideal é o tratamento precoce, através de tópicos ou cremes assim como  o ácido retinóico que, por exemplo, é uma boa indicação. Mas, muitas vezes,  o tratamento mais efetivo e indicado é através de procedimentos cirúrgicos dermatológicos minimamente invasivos. Dentre esses tratamentos minimamente invasivos podemos destacar o micro agulhamento e o laser fracionado.

COMO AGEM NA PELE OS TRATAMENTOS MINIMAMENTE INVASIVOS?

Tanto o LASER FRACIONADO  como o  MICROAGULHAMENTO  têm como objetivo promover uma nova cicatrização na pele  através de incisões microscópicas, que quando cicatrizam, estimulam um novo colágeno.

PRP PLASMA RICO EM PLAQUETAS FUNCIONA PARA ESTRIAS?

Alguns estudos demonstram, que a utilização do PRP (plasma rico em plaquetas) promove uma regeneração mais acelerada neste processo,  quando associada às técnicas descritas acima: LASER FRACIONADO E MICROAGULHAMENTO.

Nem todos os pacientes têm boa resposta, portanto é importante promover um teste inicial em pequena área a ser tratada, evitando assim uma indesejada piora do quadro.

ONDE COSTUMAM OCORRER AS ESTRIAS?

Estrias ocorrem geralmente nos glúteos, mamas, coxas, abdômen e braços. Pacientes adolescentes com reclamações de estrias têm sido cada vez mais comum no consultório. Considerando os tratamentos acima relatados, a associação de uma alimentação mais saudável e a prática de exercícios físicos nesta fase é imprescindível. As alterações físicas acompanhadas de uma rotina mais saudável evitam danos que podem se tornar irreversíveis na pele.

SAIBA MAIS: procure sempre um dermatologista para melhor orientação e acompanhamento.