O Câncer da Pele é o tipo de câncer mais frequente tanto no Brasil, quanto no mundo; é de possível prevenção e curável quando detectado precocemente.

As formas mais comuns são o Carcinoma Basocelular e o Carcinoma Espinocelular, que com o diagnóstico precoce podem ser tratados cirurgicamente de forma ambulatorial, ou em regime de hospital dia, dispensando internações prolongadas.

O importante além de um correto estadiamento inicial (diagnóstico, exame físico e eventuais exames) é o tratamento cirúrgico pela remoção completa do tumor.

Nesta oportunidade temos 3 premissas principais:

  1. Remoção ou destruição total do tumor
  2. Manutenção de funções (por exemplo manter as pálpebras com boa capacidade oclusiva)
  3. Finalmente após as duas etapas acima estarem cumpridas procedemos a reconstrução da ferida cirúrgica da maneira maias cosmética possível, dentro das circunstâncias

Na remoção completa do tumor a avaliação das margens livres de câncer (verificação de margens tumorais ressecadas) é fundamental.

O exame anatomopatológico (exame microscópico) que se segue à cirurgia é que fornece esta orientação. Quando este controle é feito durante o ato cirúrgico (peroperatório) usamos uma técnica de congelação dos tecidos para verificar a completa remoção do tumor antes da reconstrução.

Em casos de tumores agressivos, ou recidivados (que recorreram) um controle de margens no peroperatório pode ser realizado por uma técnica bastante detalhada denominada técnica de Mohs, e todas as etapas são realizadas pelo Cirurgião de Mohs.

Esta técnica foi criada pelo Dermatologista Frederick Mohs.

Quando no caso de abordagem multidisciplinar esta verificação é realizada junto com um Médico Patologista a técnica é denominada: de Exame Circunferencial com total controle de margens; também aceita como de grande efetividade.

Seguindo estes preceitos, na grande maioria dos casos estes tumores malignos da pele são curados.

Clinica Tovo Dermatologia dr Tovo LUIS FERNANDO TOVO Telefone dr Tovo:  32530319 ou  995331300