QUEDA e PERDA DE CABELO | PÓS COVID19:

“A perda de cabelo surgiu como um efeito colateral frequente da infecção por COVID-19 e foi observada em muitos pacientes que se recuperaram da doença”

 

Muitos pacientes sofreram queda e perda de cabelo significativa após a infecção por COVID-19, de acordo com uma série de casos publicada no Journal of Drugs and Dermatology.

A queda e perda de cabelo surgiu como um efeito colateral frequente da infecção por COVID-19 e foi observada em muitos pacientes que se recuperaram da doença”, referem os autores, “Kalner e Vergilis”.

Os pesquisadores realizaram um estudo avaliando a prevalência de queda e perda de cabelo em pacientes que se recuperaram do COVID-19.

O autores seguiram 62 pacientes com queda e perda de cabelo, com avaliações histológicas de amostras de cabelo (biópsias no couro cabeludo):

* 48 tinham eflúvio telógeno | perda de cabelos difusa e generalizada|

* 12 mostraram evidência de alopecia androgenética  | queda de cabelos causada pela testosterona, mais comum em homens|

* 2 mostraram alopecia areata |perda de cabelos intensa em áreas de diferentes locais e tamanhos, popularmente conhecida como pelada|

Os autores concluem:

“O eflúvio telógeno é a complicação cutânea mais comumente observada após a recuperação do COVID-19”.

“Talvez seja devido ao estresse físico e emocional que acompanha o COVID-19.

Além disso, como a febre é um sintoma comum do COVID-19, alguns meses depois de ter febre alta ou se recuperar de uma doença, muitas pessoas observam perda de cabelo considerável”.

É importante frisar, no entanto, que em muitos casos, especialmente no eflúvio telógeno, esta queda é transitória e a recuperação do cabelo ocorre naturalmente, ou com auxílio de tratamentos tópicos e sistêmicos (medicação oral).

Fonte: Academia Americana de Dermatologia 

Dermatology Daily 

 

 CLINICA TOVO DERMATOLOGIA  LUIS FERNANDO TOVO tel: 11 995331300.

Alameda Campinas 745, Jardim Paulista, São Paulo.