Roacutan na adolescência: pode causar alterações emocionais?

 

O uso de Roacutan em crianças e adolescentes pode causar alterações emocionais?

dr Tovo Luis Fernando Tovo informa sobre as questões que envolvem a decisão do uso de Roactuan na adolescência, seus mitos e verdades

 

O ROACUTAN (ou isotretinoína) oral é indicada para o tratamento da acne moderada a grave em pessoas com 12 anos ou mais que não se beneficiaram de outros tratamentos para acne.

Apesar do acúmulo de evidências, a associação entre isotretinoína e resultados neuropsiquiátricos adversos permanecia inconclusiva e controversa.

Pacientes adoslescentes estarem bastante animados com a possibilidade de tratamento com roacutan, muitos pais preferiam o uso de antibióticos orais devido às informações que verificavam na internet.

Pesquisa de autores do Journal of the American Academy of Dermatology (JAAD), revista oficial da Academia Americana de Dermatologia, investigaram durante 1 ano sobre alterações emocionais em crianças e jovens.

Foram estudados 42.334 pacientes de 12 a 17 anos, que se submeteram ao tratamento para acne com Isotretinoína, sendo sua apresentação comercial mais conhecida entre nós como ROACUTAN.

Ao contrário de muitas especulações, os autores concluíram que o uso da Isotretinoína não está associado com o aumento de incidência de diagnósticos neuropsiquiátricos como: alterações de humor, ansiedade, automutilação (não fatal), quando comparado aos pacientes em tratamento convencional de acne com antibióticos.

Ao invés disso, o tratamento com Roacutan foi associado à “diminuição” da incidência no diagnóstico de alterações neuropsiquiátricas como, depressão severa ou insônia.

Aqueles tratados com isotretinoína tiveram mais incidentes de “fobia social”, incluindo distúrbio de “cutucar a pele”, que os autores postulam que pode ser atribuído à carga psicossocial associada à acne grave resistente ao tratamento e aos efeitos da isotretinoína relacionados à pele.

Por fim, os autores concluem que em crianças e jovens com acne, a isotretinoína (ou Roacutan) foi associada a uma melhor saúde mental geral e a menos depressão e insónia em comparação com o tratamento com antibióticos orais.

Outra informação importante que verificamos nos pacientes adolescentes em tratamento ou tratados com Roacotan é que esses pacientes vão adquirindo mais confiança, maior auto-estima, e se tornam mais descontraídos devido ao resultado apresentado.

O tratamento com Roacutan é super controlado e deve-se seguir à risca todas as orientaçõe médicas, exames solicitados periodicamente durante o tratamento, visitas mensais ao dermatologista para verificar qualidade da pele, evolução, e definição da dosagem mensal.

 

FONTE: Academia Americana de Dermatologia

Neuropsychiatric diagnoses after isotretinoin initiation in pediatric acne patients: A retrospective cohort study. Tapio Paljarvi, PhD e colaboradores.

Publicação:May 22, 2024DOI:https://doi.org/10.1016/j.jaad.2024.05.042

 

 

CLINICA TOVO DERMATOLOGIA | DR TOVO LUIS FERNANDO TOVO | 32530319  995331300

roacutan na adolescencia tovo dermatologista
tovo dermatologista
roacutan na adolescencia dr tovo dermato
depressao com roacutan na adolescencia mito ou verdade tovo dermato