VARÍOLA DO MACACO

 

A VARÍOLA DO MACACO é uma infecção viral considerada uma zoonose, pois inicialmente foi transmitida, em geral, por contato com animais, neste caso provenientes de florestas africanas, tais como roedores e macacos.

A VARÍOLA DO MACACO tem quadro clínico semelhante ao da varíola humana, considerada erradicada na década de 1980.

Recentemente tem sido relatado um número aumentado de caso no continente africano e  também em vários outros países fora da África.

A contaminação da VARÍOLA DO MACACO se dá por mordida dos referidos animais, ou manipulação de espécimes já infectadas.

Há relatos de surtos de transmissão entre humanos, envolvendo contato próximo, em geral, de formas diretas através de fluidos corporais, ou indireta através de pertences dos doentes. No entanto há baixa INFECTIVIDADE.

Alguns fatos relevantes estão sendo investigados:

– em alguns países os infectados não visitaram o continente africano e negavam contato com animais doentes

– estes pacientes frequentaram áreas com aglomeração, ou favoráveis ao contato direto com pessoas

– Foi registrado predomínio de casos de homens que fizeram sexo com homens; o que levantou dúvidas sobre o contágio ter ocorrido por via sexual

A manifestação clínica  da  VARÍOLA DO MACACO ocorre através de lesões cutâneas, com pequenas vesículas (“bolhinhas”) que rapidamente se transformam em pústulas (“bolhas com pus).

As lesões se rompem e formam crostas (“cascas”), que podem cair e formar pequenas feridas. Nos sinais sistêmicos o paciente pode apresentar, febre, mal estar, linfonodos aumentados (“ínguas”), dor de cabeça e dores generalizadas.

Após o contato os sintomas podem surgir de 1 a 3 semanas.

Complicações são raras, podendo ocorrer infecções bacterianas secundárias e até acometimento cerebral (encefalite). Com relação à epidemiologia devemos investigar histórico de viagem à regiões de maior incidência, ou o contato com animais ou pessoas doentes. Sugere-se aos contactantes e doentes quarentena de 3 a 4 semanas.

FONTE: SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA

CLINICA TOVO DERMATOLOGIADR TOVO LUIS FERNANDO TOVOtel: 1132530319

Alameda Campinas 745 – Jardim Paulista – São Paulo.

 

 

 

tovo variola do macaco
tovo variola do macaco
tovo variola do macaco