TRICOSCOPIA NO TRATAMENTO DA CALVÍCIE E QUEDA DE CABELOS

Além das Doenças e Síndromes associadas a cabelos e unhas , a simples queda de cabelo, em ambos os sexos, é uma das queixas mais comuns no consultório médico, além da queixa de unhas frágeis. Essa queixa tem sido evidenciada em época de pandemia.

Através da história clínica e exame físico podemos indicar a necessidade de exames laboratoriais complementares adjuvantes para o diagnóstico.

 

  • Um dos exames que se destaca é a Tricoscopia digital com uso do  TricoLab, onde através do mapeamento fotográfico do couro cabeludo, áreas determinadas são submetidas à dermatoscopia digital (exame que aumenta em 20 até 140 vezes a área investigada), melhorando a visualização dos cabelos e folículos pilosos.
  • O exame pode ser repetido após um período de tratamento e esta avaliação capilar pode ser graficamente traduzida, para uma melhor avaliação dos resultados. Este exame é enviado para um Centro Universitário especializado em pesquisa capilar na Polônia, que contribui com sugestões diagnósticas e terapêuticas.
  • A queixa mais comum é a alopecia androgênica masculina, cujo tratamento atualmente se baseia em vaso dilatadores tópicos.
  • Já a alopecia  feminina,que além do uso de vaso dilatadores tópicos  também pode-se associar anti-andrógenos tópicos.
  • Após a menopausa a queda de estrógeno produz redução e perda de volume nos cabelos femininos, a reposição tópica deste hormônio pode ser indicada em mulheres sem história para câncer de mama e com avaliação interdisciplinar com o ginecologista.
  • Na mulher, ocorre de forma intermitente uma queda de cabelo que chega a ser fisiológica e reversível, após a gravidez e amamentação. Também ocorre em alguns casos de regime alimentar ou perda proteica expressiva e finalmente no chamado eflúvio telógeno onde a perda de cabelos é temporária e também reversível.
  • Além dos tratamentos tópicos e orais recomendados após diagnóstico do TRICOLAB, um dos tratamentos auxiliares de bons resultados tem sido o PRP, plasma rico em plaquetas, com sessões intercaladas entre 30 dias aproximadamente, recomendado 3 sessões.
  • É importante frisar que todo este armamentário terapêutico não é eficaz, podendo até ser prejudicial se não houver uma prévia avaliação médica.

CLINICA TOVO DERMATOLOGIADR LUIS FERNANDO TOVO11992303330